22 de ago. de 2010

Dendrobium


A maioria das espécies produz altos pseudobulbos roliços que lembram a cana-de-açúcar, com folhas por toda sua extensão, e florescem em cores variadas. As flores agrupam-se em talos curtos ao longo dos pseudobulbos por toda a primavera até o verão, dependendo da região geográfica onde se encontrar. Há mais de mil espécies de Dendrobia, todas epífitas (razão de seu nome) embora, ocasionalmente, possam ser encontradas sobre rochas ou no solo.

As flores têm largas pétalas e sépalas, com o labelo geralmente apresentando um tom diferente, geralmente mais escuro, o que dá origem ao nome popular de "olhos de boneca".

Há espécies de climas quentes e moderados, florescendo até mesmo no inverno em algumas regiões. Podem ser amarradas em troncos de superfície irregular, onde podem se desenvolver até formar floradas imensas, com centenas de flores, quando bem tratadas.

Em vasos, devem ser cultivadas em estufa com boa luminosidade; no inverno, só aguar se os pseudobulbos murcharem e recomeçar a regar depois que se formarem os botões de flor.

2 comentários:

  1. Oi Crys, tudo bem?

    Gostei muito do seu blog e tenho uma dúvida. Voce tem usado qual tipo de substrato em suas orquideas?

    Agradeco sua atencao.

    ResponderExcluir
  2. Oi Crys, tudo bem?

    Gostei muito do seu blog e tenho uma dúvida. Voce tem usado qual tipo de substrato em suas orquideas?

    Agradeco sua atencao.

    ResponderExcluir